O Que fazemos

A Maçonaria é uma escola de homens livres e de bons costumes.

Para entendermos o que a Maçonaria faz na Sociedade, é necessário resgatar a sua essência: “A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filantrópica, educativa, filosófica e progressista”. Atua no engrandecimento do homem pelo seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade. Tem como princípios: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Com base nisso, entendemos que a sociedade não será verdadeiramente justa e humana enquanto persistir as desigualdades de oportunidades, enquanto houver exploradores e explorados, enquanto presenciarmos os direitos humanos e as liberdades individuais das pessoas serem deliberadamente violadas.

No combate à estas desigualdades, a maçonaria desenvolve inúmeras trabalhos voltados aos mais necessitados. Vão desde a arrecadação de alimentos, roupas e calçados até a manutenção de escolas, hospitais, casa de apoio para idosos e carentes, bolsas de estudos e reinserção de pessoas à sociedade.

Sabemos que não há sentimento de unidade entre os homens se não houver Fraternidade mútua. Fraternidade consubstanciada no amor, no apoio e no interesse pelo próximo, independente de suas ideias, raça, religião ou posição social.

Entendemos também que não cabe à Maçonaria enquanto instituição absorver os problemas sociais que vive o País. A Maçonaria deve ficar isenta. Ao contrário dos seus membros. Estes sim, devem ser ativos, inconformados, fustigadores e principalmente instrumentos de mudanças. Cabe-lhes mostrar e preparar os homens, que devem levar adiante a bandeira da construção de uma sociedade mais justa, livre e fraterna.

Eis a verdadeira missão.